sexta-feira, 27 de julho de 2007

***Cultura racional e a Maçonaria (o trabalho da natureza)****

Quem és tu, que a ilusão é tanta, incapaz de definir o teu “eu”. - Sabeis vós que sois uns corpos imprudentes no abismo, por ambicionar tudo quanto é de material, por não saber que a matéria é um conjunto de ruínas, que por si mesmo se destrói. - Mas, se tornaram materialistas, fanatizados pela matéria, com esse progresso que vai a regresso, por ser um progresso de destruição. - Tudo que destrói regride, e termina em nada.
O fanatismo segundo “M.J.C.”, é como um retorno ao estado animal, pois pode levar o indivíduo à traição, a crueldade e a hostilidade. - O fanatismo não contém grandeza, porque impede o reconhecimento de que a escalada não tem fim. - Faz com que o homem estacione em certo ponto e que se fixe ali devido às forças da inércia, mascaradas de devoção, amor e de grandeza de sentimentos. Segredo racional é o segredo das 7 partículas em forma de uma chave que é a chave do templo universal que é todo campo neutro onde não haja sectarismo religioso.
O Brasil, país que congrega as mais diversas classes sociais, grupos étnicos e religiosos, fazendo juz á honra de ser berço da cultura do desenvolvimento do raciocínio; expande seu progresso levando a Cultura Racional às instituições sociais de toda espécie, às igrejas, aos centros espíritas, às seitas e doutrinas orientais e ocidentais.
- Onde estiver o ser humano, lá está um grupo de estudantes de Cultura Racional em missão de paz, amor e fraternidade, indicando a todos a cultura que dá continuidade a todos os conhecimentos existentes, que é a complementação de tudo que existe.
Tudo que existiu e existe foi preciso existir, para lapidação da humanidade, através do pensamento e da imaginação, sendo assim todos preparados para a fase do desenvolvimento do raciocínio,. E os estudantes se encontram em todos os meios, assim como o Dr. Ivan Pinheiro de Araújo (maçon de grau 33 do rito escocês antigo e aceito para a República Federativa do Brasil), dedicado estudante de Cultura Racional, que há mais de 34 anos freqüenta os templos maçônicos, tem levado aos quadrantes da maçonaria a mensagem de paz, amor e fraternidade contida nos Livros "Universo em Desencanto"
"Isso porque nas instruções maçônicas indaga-se o que é a natureza, o que é a vida, de onde viemos, o que somos e para onde vamos; e a Cultura Racional é a cultura da definição da gênese do universo e sua criação, de tudo que existe..." - declara o Dr. Ivan Pinheiro. - em conferência de Cultura Racional realizada na "Loja Maçônica 8 de maio", o Dr. Ivan Pinheiro, o jornalista João Cruz e o diretor da 7ª ciretran - prof. Luiz Carlos Prazeres, sob a apresentação do venerável mestre Francisco Jorge Freitas Viana, falaram sobre a cultura do desenvolvimento do raciocínio para mestres e aprendizes.
E sobre a "Maçonaria citamos alguns trechos do livro editado pela Gazeta Maçônica", cujo título é: o Apocalipse não acontecerá, de Pedro Tavares de Souza: - Deus não é um Deus de vontades, um Deus parcial que atende a uns e não a outros, um Deus que julga, que infringe castigos, um Deus que assume preferências, à semelhança do ser humano. - o homem é assim, logo pensa que Deus também ´é assim. - É assim o homem porque não tem o conceito sadio sobre o Racional...sobre Deus... É porque o homem ainda é primário.
Nossa evolução acontecerá em todos os sentidos, e também em relação à longevidade. - Com o saneamento dos costumes o homem será mais comedido. Terá uma vida social bem mais regulada, se comportando com certo equilíbrio. A alimentação será adequadamente própria a uma vida sadia. Será um período de uma transição muito profunda, que se vai operar no cérebro do homem, porque aí está situado o núcleo vital. - Os homens viverão em harmonia entre si.
Em razão de um sistema de vida altamente desenvolvido, de um raciocínio superior, os sistemas terão organizações sadias. - O homem se comportará com equilíbrio absoluto e natural, consciente que será do racional, da lei de equilíbrio, dos princípios da lei de causa e efeito. - O núcleo vital como gravador dos conhecimentos e analisador desses conhecimentos, dará ao homem noção exata do bem e do mal, fazendo-o por cultivar o bem, por Racional concepção que visa a evolução em busca do perfeito..de Deus.
Ressurreição na linguagem bíblica, que dizer:- esclarecimento total, quer dizer evolução consumada. - nesse período o homem se desligará totalmente das qualidades inferiores, como o egoísmo, a vaidade, o orgulho, o espírito competitivo, a incoerência, a hipocrisia, a subserviência, etc. - a comunicação pornográfica, hoje considerada como literatura e cultura realistas, seja escrita, falada ou gravada, será tida como qualidades expressivas muito primitivas do homem, há muito renunciadas restando apenas registros delas. Irá sendo substituída gradativamente por uma literatura que atingirá o Racional.
O estágio de evolução do homem nesse período será elevadíssimo; acabará de se integrar no meio ambiente cósmico. - passará a fazer parte do concerto das civilizações cósmicas. - são seres que atingem a culminância do Racional, aproximadas que estão da semelhança de Deus. Neste plano o homem entenderá quem é Deus. Conhecerá todos os princípios das causas e efeitos. - A Ressurreição não trata exatamente de ressurgimento da destruição total, porque não se enquadra nesse aspecto. - Refere-se à conscientização total dos habitantes ao passar para a fase dos semi-perfeitos.
É o "Apocalipse", um alerta ao homem, um chamado à razão, ao bom senso e à virtude. Jamais fala da destruição total da terra e de seus habitantes. - Deixa claro que haverá um final na ignorância, porque o homem terá "um comportamento Racional Superior" no futuro: não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem choro, nem dor, porque as primeiras coisas são passadas..***

Nenhum comentário: